Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Sítio Histórico / Assessoria de Assuntos Históricos e Culturais / A história dos fortes e as origens do Ceará e Fortaleza
Início do conteúdo da página
Histórico

A história dos fortes e as origens do Ceará e Fortaleza

Publicado: Segunda, 09 de Janeiro de 2017, 13h51

Conheça a História dos Fortes e a Origem do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza

A história de um povo é marcada pelos atos e fatos que influenciaram sua trajetória no tempo e no espaço. A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, além de um marco vivo da História, é uma referência visual da evolução humana, onde as memórias militares mesclam-se com a evolução histórica do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza.

O Estado do Ceará e a cidade de Fortaleza possuem ligação umbilical com as fortificações aqui construídas, suas histórias mesclam-se com a evolução histórica destes fortes, esteio da fundação da Capitania do Ceará e berço do surgimento da vila que isiar se tornar a nossa capital.

Fortim de São Thiago Forte São Sebastião (Martim Soares Moreno) Forte São Sebastião (Martim Soares Moreno) 04 Fortaleza de N. S. da Assunção (Álvaro de Azevedo Barreto)

Foram quatros os fortes construídos nessa região: um pelos holandeses (Forte Schoonenborch) e os demais pelos portugueses (Forte de São Thiago, Forte São Sebastião e Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção), esteios da fundação da Capitania do Ceará e berço do surgimento da vila que iria se tornar a nossa capital.

A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é de um marco vivo da história, referência visual da evolução humana, onde as memórias militares mesclam-se com a evolução histórica do Estado do Ceará e da cidade de Fortaleza.

Monumento Nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), inscrito nos livros tombos: Arqueológico, Paisagístico e Etnográfico; Histórico e das Belas Artes.

Fonte: 10ª RM e IPHAN
Gravuras: Ernani Pereira

História dos Fortes

  1. Fortim de São Thiago (Pero Coelho de Souza)
  2. Forte de São Sebastião (Martim Soares Moreno)
  3. Forte Shoornemborch (Matias Beck)
  4. Fortaleza N. S. da Assunção (Álvaro de Azevedo Barreto)
Fim do conteúdo da página