Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Serviço de Assistência Social
Início do conteúdo da página
Assistência Social

Assistência Social

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2015, 19h06

SOBRE A SSAS

 

Assistência Social é uma Política Pública inserida no tripé da Seguridade Social, garantida pela Constituição Federal. Em 2006 foi aprovada a Política de Assistência Social das Forças Armadas, através da portaria nº 1173/MD, com o intuito de garantir o bem-estar social do seu pessoal.

O Serviço de assistência social é uma atividade técnica que atua na realidade social dos usuários por meio do atendimento de demandas, da elaboração de pesquisas, programas e projetos, da capacitação de recursos humanos, da integração com instituições pública e privada e da construção de propostas.

A Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS) tem como objetivo promover a assistência social nas Regiões e Organizações Militares do Exército, para militares, servidores civis e familiares, no intuito de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social que estejam interferindo, direta ou indiretamente, no desempenho profissional e na convivência familiar e comunitária .

A SSAS tem como linha de ação orientar quanto aos direitos sociais, promover suporte psicossocial, utilizando instrumentos técnicos como entrevista social, estudo de caso, relatório e parecer social, visita domiciliar; assessorar os Comandantes das OM vinculadas/ subordinadas; realizar articulações com instituições públicas e privadas; planejar e executar os Programas da DCIPAS e contribuir para a divulgação das atividades do Sistema de Assistência Social.

 

Fim do conteúdo da página