Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Exército apresenta planejamento para eleições

A reunião com a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Desembargadora Nailde Pinheiro,  detalhou o emprego da tropa no Ceará.

  • Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 14h02

A 10ª Região Militar (10ª RM) apresentou, em 28 de setembro, durante uma reunião com a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Desembargadora Nailde Pinheiro, na sede do Tribunal, o planejamento da atuação do Exército Brasileiro durante as eleições de 2018 no Estado do Ceará, cuja missão é contribuir para que o pleito ocorra com normalidade, tanto a votação como a apuração.

O Comandante da 10ª RM, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, junto com seu Estado-Maior, detalhou o emprego da tropa nos cinco municípios cearenses com presença da Força Terrestre.

No conteúdo da apresentação, constou a distribuição a tropa em cada município, as especificidades legais de uma operação de Garantia da Votação e Apuração, e como se dará a ação integrada com a Marinha do Brasil, a Força Aérea, os Órgãos de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar), e com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

O Exército, em Fortaleza, empregará dois batalhões cobrindo todas as 17 zonas eleitorais; em Maracanaú, será empregado um batalhão oriundo do Comando Militar do Nordeste (CMNE); em Caucaia, outro batalhão do CMNE; em Sobral, um batalhão da 10ª RM; e, em Juazeiro do Norte, outro batalhão da 10ª RM. No Piauí, serão empregados outros quatro batalhões. Cada juiz eleitoral contará com um oficial de ligação do Comando da 10ª RM para coordenar o emprego da tropa em cada zona eleitoral.

A atuação do Exército no Ceará será apoiada por tropas de Salvador, Petrolina, Garanhuns e Recife. O movimento desses militares para a capital cearense ocorrerá a partir do dia 4 de outubro, finalizando a concentração em 5 de outubro. Em 24 horas antes do pleito, as tropas já estarão em condições de operar em cada local.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página