Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª RM dá início às comemorações da Semana do Soldado

  • Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 17h14

Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno, iniciou oficialmente as atividades comemorativas da Semana do Soldado, data em que o Exército Brasileiro presta homenagem ao soldado. A data marca o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono da instituição.

Já no dia 16 de agosto, ocorreu uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, com coral e banda do Colégio Militar de fortaleza (CMF) no Teatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza. O evento, que marcou a abertura da Semana do Soldado, foi também em comemoração aos 100 anos do CMF. 

Em 20 de agosto, a inauguração da Praça dos Canhões, com artefatos históricos que agora estão expostos na Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, abertos para a visitação de turistas e do público em geral. Os canhões, que romontam ao período colonial, foram usados na defesa da cidade.

No dia 22 de agosto, a Federação das Associações de Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC) realizou, no Palácio do Comércio, uma homenagem ao Dia do Soldado. A atividade contou com uma apresentação da Banda de Música da 10ª RM e, logo em seguida, com uma palestra proferida pelo Comandante da 10ª RM, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos.

O ponto alto da comemoração ocorreu com uma formatura militar em 23, no pátio do Quartel-General da 10ª RM. Durante a solenidade, personalidades receberam o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, honraria que reconhece os feitos em prol da instituição. Militares também receberam medalhas e condecorações.

No mesmo dia, a Sociedade Amigos da 10ª Região Militar (Saderm) organizou, no Círculo Militar, o XXI Baile de Caxias, com o objetivo de homenagear o Dia do Soldado e reunir a família militar em um ambiente agradável e com música ao vivo.

As atividades contaram ainda, no dia 24, com uma apresentação da Banda de Música e uma Exposição de Material no Shopping Del Paseo. E encerrando a Semana do Soldado, no dia 25, militares participaram da Corrida do Soldado.

 

Durante toda a semana, uma série de atividades comemorativas ocorre na guarnição, conforme quadro abaixo:

 

Evento

Data e horário

Local

Palestras nas escolas

19 a 22 de agosto

Estabelecimentos de ensino

Inauguração da Praça dos Canhões

20 de agosto, 10h

Comando da 10ª RM

Apresentação da Banda de Música e Exposição de Material

20 de agosto, de 10h às 22h

Shopping Benfica

Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará ao Dia do Soldado

21 de agosto, 15h

Assembleia Legislativa

Homenagem da FACIC ao Dia do Soldado

21 de agosto, 19h

FACIC

Solenidade Militar

23 de agosto, 9h

Pátio interno do Comando da 10ª RM

XXI Baile Duque de Caxias

23 de agosto, 21h

Círculo Militar de Fortaleza

Apresentação da Banda de Música e Exposição de Material

24 de agosto, de 10h às 22h

Shopping Del Paseo

Corrida do Dia do Soldado (16ª Meia Maratona Internacional de Fortaleza)

25 de agosto, 6h

Praça da 10ª RM (Muralha do Forte N. Sra. da Assunção)

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página