Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Operação Jaguaribe

  • Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 16h04
  • Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h25
  • Acessos: 449

Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno realizou, no período de 03 a 11 de junho, nas cidades de Russas-CE, Limoeiro do Norte-CE e Jaguaribara-CE a Operação Jaguaribe, no escopo do Programa de Adestramento Básico da Força Terrestre para atuação em Operações da Garantia da Lei e da Ordem (PAB/GLO). A Operação foi executada em de 2 (duas) fases: a 1ª, voltada para adestramento em GLO das frações nível pelotão, do efetivo variável das OMDS/Vinc da Gu Fortaleza, sendo realizada no município de Russas-CE; a 2ª fase, teve por objetivo adestrar o Batalhão General Tibúrcio, Tropa de Pronto Emprego da 10ªRM, sendo realizada de forma centralizada nas cidades de Limoeiro do Norte e Jaguaribara-CE, com ação final do complexo do Açude de Castanhão.

Nos dias 09 e 10 de junho foi realizada Ação Cívico Social (ACISO) nas cidades de Russas e Limoeiro do Norte. Essa atividade teve como objetivo de estreitar os laços de cooperação e apoio do Exército com a população local ao estender a “Mão Amiga” oferecendo uma série de serviços, entre os quais pode-se destacar: atendimentos médicos e odontológicos; emissão de CDI, alistamento e atestados pelo Serviço Militar Regional; além de regularizações e autorizações pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC).

Nas duas Ações Cívico Sociais, na área de saúde foram realizados 964 (novecentos e sessenta e quatro) atendimentos em diversas especialidades, como: cardiologia, ultrassonografia, ginecologia, pediatria, clinica geral, cirurgia vascular, dermatologia e odontologia.

Durante esse período a Seção do Serviço de Assistência Social da 10ªRM (SSAS/10) realizou palestras para famílias, consideradas pelo poder público local, em estado de vulnerabilidade social, sobre os seguintes temas: prevenção ao trabalho infantil; violência e exploração sexual infantil e prevenção ao uso de drogas. Aproximadamente 335 (trezentas e trinta e cinco) pessoas participaram dessa atividade.

No decorrer de toda a atividade de adestramento foram reafirmados laços de cordialidade e cooperação do Comando da 10ªRM com diversas autoridades locais civis e militares que apoiaram a execução da operação, incluindo os Tiros de Guerra (TG)de Russas (TG-10-010) e Limoeiro do Norte (TG 10-006).

Participaram da Operação o Gen Div Fernando José Soares da Cunha Mattos, Comandante da 10ªRM, juntamente com componentes do Estado-Maior da 10ªRM , e os Cmt/Ch e Dir das OMDS/ Vinc da 10ªRM integrantes da operação.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página