Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fases do Alistamento Militar

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 18h22 | Última atualização em Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 19h40 | Acessos: 2259

Jovem conscrito (recém-alistado), você sabe quais são as fases do alistamento militar?

Entenda o processo…

1ª Fase - Alistamento online: realizado pela internet, até 30 de junho do ano em que você completa 18 anos. Atenção: se você faz aniversário no 2º semestre, terá de alistar ainda com 17 anos.

2ª Fase - Seleção pelo sistema: Nesta fase o próprio sistema selecionará quais jovens participarão da fase seguinte, ou seja, alguns alistados serão dispensados automaticamente e receberão uma mensagem (SMS/email) informando que deverão comparecer à Junta de Serviço Militar para receberem o Certificado de Dispensa de Incorporação.

3ª Fase - Seleção Geral (presencial): Os jovens selecionados pelo sistema (fase anterior) receberão uma mensagem (SMS/email) informando a data e  o local em que deverão comparecer para as seguintes atividades: entrevista, exame médico e odontológico. Aproximadamente 1/3 dos jovens que participam dessa fase serão convocados para a fase seguinte.

4ª Fase - Seleção Complementar (presencial): Esta fase é realizada aproximadamente 1 mês antes da incorporação. Os jovens selecionados na fase anterior receberão uma mensagem (SMS/email) informando a data e  o local em que deverão comparecer. Algumas atividades realizadas anteriormente serão repetidas, de forma mais detalhada (entrevista, exame médico e odontológico). Somente 1/3 dos jovens que participam dessa fase serão convocados para a incorporação, que poderá ocorrer em duas datas: 1º de março (Grupamento A) e 1º de agosto (Grupamento B).

 5ª Fase - Incorporação: Os jovens selecionados serão incorporados em uma Organização Militar e cumprirão o Serviço Militar Inicial (aproximadamente 12 meses). Ao término desse período, aqueles que se destacarem e forem voluntários poderão ser engajados e reengajados, por até 8 anos.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página