Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar comemora Dia do Soldado

O ponto alto da comemoração ocorreu com uma formatura militar em 24 de agosto, no pátio do Quartel-General da 10ª RM.

  • Publicado: Segunda, 27 de Agosto de 2018, 17h51

A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, durante toda essa semana, atividades de comemoração ao Dia do Soldado, data mais importante do Exército Brasileiro, pois marca o nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, “o Pacificador”, Patrono da instituição.

O ponto alto da comemoração ocorreu com uma formatura militar em 24 de agosto, no pátio do Quartel-General da 10ª RM. Durante a solenidade, personalidades receberam o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, honraria que reconhece os feitos em prol da instituição. Militares também receberam medalhas e condecorações.

Foi, ainda, o momento em que os recrutas da Região Martim Soares Moreno e de todo o país passam a ser considerados oficialmente soldados, aptos a cumprir missões mais específicas.

Os novos combatentes vão atuar, por exemplo, no apoio às eleições deste ano e no auxílio humanitário às populações mais carentes do semiárido nordestino com a Operação Pipa. São também esses soldados que podem compor o efetivo das Forças Armadas em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Durante a semana, ocorreram cultos religiosos no dia 23 de agosto. Os militares da guarnição, segundo a religiosidade de cada um, participaram de uma missa, de um culto evangélico e de uma reunião espírita.

No começo da semana, no dia 20, a 10ª Região Militar realizou os Jogos Desportivos de 2018, já para abir a Semana do Soldado.

Na programação de comemoração e homenagens, consta ainda uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará em homenagem ao Dia do Soldado, em 23 de agosto. Além disso, a Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), em 21 de agosto, também realizou um evento para marcar a data.

Por fim, as organizações militares da 10ª RM expuseram materiais militares, com apresentação da Banda de Música, no Shopping Benfica, no dia 23; e, no dia 25, no Shopping Del Paseo.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página