Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

2º Batalhão de Engenharia de Construção perfura Poços no Semiárido

  • Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2016, 15h48
imagem sem descrição.

Teresina (PI) – No mês de agosto, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção iniciou a perfuração de 123 poços artesianos no estado do Ceará, em municípios da região do semiárido. A atividade faz parte de uma Operação do Comando Militar do Nordeste (CMNE) em apoio ao Ministério da Integração Nacional, que tem o objetivo de substituir os Pontos de Abastecimento atendidos pela Operação Pipa por poços artesianos.

Na região, os reservatórios de água estão em estado crítico, muitos já secos e outros com menos de 5% do volume total. Além da população que sofre com a seca, também os animais tem sido afetados, o que causa perdas no rebanho bovino. 

Para amenizar esta situação, desde o ano de 1998, o Exército Brasileiro, por meio das Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste (CMNE), tem coordenado e fiscalizado a distribuição de água nos municípios afetados pela seca, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Essa ação é denominada Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecida como Operação Pipa. Com a perfuração e instalação dos novos poços, o 2º BEC irá beneficiar cerca 5.700 famílias atingidas pela estiagem, fazendo que não necessitem mais do abastecimento de água via carro-pipa.

Ao realizar está operação, o 2º BEC adestra suas equipes de perfuração e instalação e poços, além de qualificar novas equipes de trabalho, aumentando a sua capacidade técnico-operacional em missões dessa natureza.

registrado em:
Fim do conteúdo da página