1. Quando tenho que me alistar?

R: no ano em que completar 18 anos de idade.

2. Onde me alistar em Fortaleza?

R: em uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, no período entre o 1º dia útil do mês de janeiro até o último dia útil do mês de junho para participar da Seleção no mesmo ano. De 1º de julho a 31 de dezembro para participar da Seleção do ano seguinte.

Em Fortaleza você poderá se alistar nos seguintes endereços:

 

Endereços das Juntas de Serviço Militar (JSM)
- JSM nº 044 - Rua Idelfonso Albano, 2050 -Dionísio Torres - Ginásio Paulo Sarasate - Tel. 3452-1487, 3452-1679;
- JSM nº 142 - Terminal da Lagoa – Parangaba - Tel. 3225-8530;
- JSM nº 143 - Rua Coronel Mattos Dourado S/N - Centro Social Urbano Gov. Cesar Cals – Antonio Bezerra – Tel. 3105-2208;
- JSM nº 144 – SER VI – Av. Pe. Pedro Alencar, 789 – Messejana – Tel. 3488-3185;
(horário de funcionamento: das 07h00min às 12h00min, de 2ª a 6ª feira)

 

 

 

 

 

 

3. O que preciso levar para me alistar?

R:

- Certidão de nascimento original ou outro documento de identidade reconhecido.
- Uma foto 3x4
- Comprovante de residência

4. Sou deficiente físico. Qual a missão situação perante o Serviço Militar como faço para Servir?

R: você deverá se alistar normalmente em uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos citados no item nº 3. acima.

devido a sua incapacidade física para o Serviço Militar, você será isento de Servir e receberá, no ato de seu alistamento, o Certificado de Isenção.

5. Alistei-me, participei da Seleção e não fui tomar ciência da distribuição, o que vai acontecer comigo?

R: você passou à situação de refratário e deverá comparecer na Junta de Serviço Militar em que você se alistou e pagar a multa respectiva, será encaminhado à Comissão de Seleção, para refazer todos os testes e avaliações.

6. Alistei-me, participei da distribuição, tomei ciência de que estava sendo convocado para servir e não me apresentei na Seleção Complementar, o que pode me acontecer?

R: você passou a situação de insubmisso, que é o único crime militar cometido por civis, portanto será julgado pela Justiça Militar, que tem pena prevista no Código Penal Militar. Visando amenizar a situação você deve se apresentar em um quartel do Exército Brasileiro, onde ficará à disposição da justiça enquanto é julgado o processo de insubmissão, caso você não se apresente, voluntariamente, poderá ser preso a qualquer momento por força policial.

7. Alistei-me, porém soube que fui aprovado no Vestibular para Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, como faço para não servir?

R: Você deverá comparecer na Junta de Serviço Militar, onde realizou seu alistamento, no menor prazo possível, munido de seu Certificado de Alistamento Militar e da Certidão do Instituto de Ensino que comprove estar matriculado, solicitando adiamento de incorporação até o término de seu curso. (Art. 98, nº 2 , letra “c” do RLSM) Pagará uma Taxa de R$ 1,38 (Art. 103 do RLSM).

 

8. Moro fora do Brasil, desde aos 15 anos de idade, já completei dezoito anos e ainda não me alistei, o que devo fazer?

R: você deverá comparecer na Embaixada ou no Consulado Brasileiro, onde reside e, realizar seu Alistamento Militar, no 1º semestre do ano em que completar 18 anos.

Documentos necessários:

    - duas fotos.

    - certidão de nascimento ou prova equivalente. Se for brasileiro naturalizado ou nato que optou pela nacionalidade brasileira, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção, respectivamente.

    - passaporte.

    - prova de profissão e de residência. Apresentar-se anualmente na Embaixada ou no Consulado Brasileiro para carimbar o CAM (Certificado de Alistamento Militar, Art. 96 nº 2 § 5º do RLSM).

9. Moro fora do Brasil, já me alistei, na Embaixada ou no Consulado, o que devo fazer ao retornar definitivamente ao Brasil?

R: Quando você chegar ao Brasil, deverá comparecer na Junta de Serviço Militar, mais próxima de sua residência e regularizar sua situação militar, pois no período em que você permaneceu fora do país, estava com incorporação adiada (Art. 96 nº 1 § 4º do RLSM) .

10. Perdi meu documento de situação militar, o que faço para tirar uma 2ª Via?

R: você deverá comparecer na Junta de Serviço Militar onde realizou seu alistamento ou na Circunscrição de Serviço Militar, com uma foto 3x4 e um documento de Identidade Original.



11. Alistei-me no Rio de Janeiro e na data em que deveria me apresentar para participar da Seleção Geral, mudei para o Ceará, o que devo fazer neste caso?

R: você deverá comparecer em uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência, na sua cidade, com o seu Certificado de Alistamento Militar e o comprovante de residência, e solicitar sua transferência de residência. De imediato será encaminhado à Comissão de Seleção na sua cidade ou na mais próxima.

12. Tenho mais de 30 anos de idade e ainda não alistei, o que devo fazer para resolver minha situação militar?

R: você deverá comparecer a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência portando um documento de Identidade Original, uma foto 3x4 e comprovante de residência, a fim de realizar seu alistamento, contudo você será dispensado do Serviço Militar Obrigatório e receberá em até 30 dias o Certificado de Dispensa de Incorporação.