Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ªRM comemora 73 anos do Dia da Vitória

Ex-combatentes e autoridades participaram de uma formatura comemorativa aos feitos das Forças Armadas brasileiras na 2ª Guerra Mundial.

  • Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 14h42

 A 10ª Região Militar (10ª RM) celebrou, em 8 de maio, os feitos das Forças Armadas brasileiras na 2ª Guerra Mundial. Ex-combatentes, autoridades e o público em geral participaram de uma formatura militar comemorativa aos 73 anos do Dia da Vitória, marco histórico que assinala a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália durante o conflito armado.


No evento, foi entoada a Canção do Expedicionário e foram homenageados os pracinhas cearenses que morreram na guerra. O Chefe do Estado-Maior Geral da 10ª RM, Coronel José Gerino Bezerra Cordeiro, o Assessor para Assuntos Históricos e Culturais, General de Divisão Júlio Lima Verde Campos; o Presidente do Círculo Militar de Fortaleza, o General de Brigada João Crisóstomo de Souza e o General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira, realizaram a aposição de uma corbelha de flores no busto do Marechal Mascarenhas de Morais, Comandante da FEB.

A tropa, formada por oficiais e praças da 10ª RM e da Base Aérea de Fortaleza, desfilou em continência ao Chefe do Estado-Maior Geral da Região Martim Soares Moreno e aos ex-combatentes da FEB (os chamados “pracinhas”) presentes.

Estiveram presentes na cerimônia, além do Presidente da Associação Veteranos da FEB, Coronel Francisco de Assis e Sousa, os ex-combatentes, o Coronel Alexandrino Correia Lima, o Capitão Américo Rubim Guimarães, o Tenente Cícero David de Ouro Preto, o 3º sargento José Barbosa Sobrinho, 3º Sargento Raimundo Nonato Ximenes e o Soldado João de Sousa Coelho.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página