Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar tem novo Comandante

Trata-se do General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos. A Passagem de Comando foi prestigiada por autoridades militares e civis e pelos familiares dos comandantes sucedido e sucessor.

  • Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 14h02

A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, em 12 de abril, a sua solenidade de Passagem de Comando, no Quartel-General. O General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira transmitiu o cargo de Comandante da Região Martim Soares Moreno para o General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos. A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Artur Costa Moura, Comandante Militar do Nordeste.

Na primeira atividade da noite, no Gabinete do Comandante, ocorreu a inauguração do retrato do General Theophilo na galeria dos antigos comandantes da 10ª RM. Entre os presentes, os familiares dos comandantes sucessor e sucedido.

Em seguida, todos desceram para o pátio principal da 10ª RM para a formatura. Autoridades federais, estaduais e municipais compuseram o local do palanque, como forma de prestigiar o evento, dar as boas-vindas ao novo comandante e se despedir do antigo, que segue agora em uma nova missão no Comando de Operações Terrestres (COTER), em Brasília.

Na formatura, foi realizada uma homenagearam ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira presente, Tenente Ouro Preto. No elogio ao General Theophilo, o General Moura destacou suas as qualidades profissionais e de liderança, e fez referência à grande experiência de ter comandado a Região Martim Soares Moreno por um ano e oito meses, sediada na sua terra natal.

Após o desfile da tropa, os generais concederam entrevistas aos órgãos de imprensa que fizeram a cobertura jornalística do evento. Todos, então, seguiram para um coquetel no Salão de Honra da 10ª RM. Como último ato, e seguindo a tradição, todos os oficiais, em linha, apresentam as suas despedidas ao Comandante substituído.

 

O novo Comandante

O General Cunha Mattos é natural do Rio de Janeiro. É oriundo da arma de Artilharia, da turma de 1982 da Academia Militar das Agulhas Negras. Antes, estava exercendo a função de Chefe da Assessoria Especial de Planejamento do Ministério da Defesa, em Brasília. No exterior, foi observador militar das Nações Unidas em Unganda-Ruanda e, ainda, Chefe de Comunicação Social e Assuntos Civis na Missão de Paz no Haiti.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página