Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Despedidas do General Guilherme Theophilo

A série de homenagens da Região Martin Soares Moreno contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e ex-integrantes do antigo 10º GAC, grupo que ainda preserva as raízes da Artilharia em Fortaleza.

  • Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 18h38

A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, em 20 de março, uma homenagem para o Comandante Logístico do Exército Brasileiro, General de Exército Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, por ocasião de sua despedida do serviço ativo.

A atividade começou bem cedo no Colégio Militar de Fortaleza (CMF), o ponto de partida da sua carreira, onde ingressou como aluno em 1966. De lá, seguiu para o Aquartelamento General Tibúrcio (AGT). Foi recebido com Guarda de Honra e uma Salva de Gala, promovida pelo Grupo Santa Bárbara, formado por ex-integrantes do 10º Grupo de Artilharia de Campanha (10º GAC).

O 10º GAC funcionou em Fortaleza de 1975 a 2001. A Organização Militar foi comandada pelo então Coronel Guilherme Theophilo e teve um papel importante para manter viva a influência da Artilharia na Região Martim Soares Moreno. Seus ex-integrantes seguem preservando esse legado; boa parte deles estava lá, prestigiando a despedida do General Guilherme Theophilo.

Após a formatura em homenagem ao integrante do Alto Comando do Exército, todos seguiram para o auditório do AGT, para assistir a um vídeo com a retrospectiva da carreira do General Guilherme Theophilo, do Colégio Militar de Fortaleza ao Comando Logístico. Ao final, os presentes participaram de uma visita ao Memorial do 10º GAC.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página