Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Dia Internacional da Mulher

Com a presença das militares, servidoras civis e prestadoras de serviço do Comando da 10ª RM, a comemoração destacou a importância da inserção das mulheres em cada área da sociedade e o histórico de luta para que isso efetivamente pudesse ocorrer.

  • Publicado: Quinta, 08 de Março de 2018, 17h54

A 10ª Região Militar (10ª RM) comemorou, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Com a presença das militares, servidoras civis e prestadoras de serviço do Comando da 10ª RM, a atividade começou com a leitura de um texto alusivo à data, que destacou a importância da inserção das mulheres em cada área da sociedade e o histórico de luta para que isso efetivamente pudesse ocorrer.

As mulheres e os oficiais presentes no auditório assistiram a dois vídeos. O primeiro foi uma produção do Centro de Comunicação do Exército (CComSEx), uma homenagem do Exército Brasileiro a todas as mulheres. O segundo foi uma reportagem sobre a primeira mulher indígena do Exército.

A comemoração da data remonta ao ano de 1857, quando, em 8 de março, inúmeras operárias saíram às ruas de Nova Iorque para protestar contra as condições subumanas de trabalho e contra os baixos salários. Essa iniciativa fez com que 130 profissionais fossem trancadas no galpão de uma fábrica têxtil e lá morressem carbonizadas.

Esse fato marcou a trajetória das lutas de gênero e a inserção da mulher no mercado de trabalho, com reflexos em todos os campos de atividade e do comportamento humano. No final de 1977, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou o dia 8 de março como Dia Internacional pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional e, consequentemente, muitos países oficializaram a data em seus calendários.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página