Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Últimas Notícias / 73 anos da Tomada de Monte Castelo
Início do conteúdo da página

73 anos da Tomada de Monte Castelo

A 10ª RM realizou uma formatura militar para celebrar a data. O evento contou com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, os chamados Pracinhas.

  • Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 13h50
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 13h52

A 10ª Região Militar (10ª RM) comemorou, em 21 de fevereiro, os 73 anos da Tomada de Monte Castelo. O evento ocorreu no Quartel-General e contou com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, os chamados Pracinhas.

Na Ordem do Dia, lida durante a cerimônia, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a importância da data e o exemplo que ela traz para todos os militares. “Nesses 73 anos de tão importante fato histórico do Exército Brasileiro, rendemos a justa e singela homenagem aos nossos bravos soldados, que deixaram muito sangue, suor e lágrimas em solo italiano, registrando para sempre essa conquista”, disse.

Em 21 de fevereiro de 1945, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária da FEB escreveu uma das mais significativas páginas da história militar do Brasil, ao conquistar Monte Castelo, uma das maiores fortificações da Linha de Defesa do Exército Alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Monte Castelo foi um desafio para a tropa brasileira. Durante três meses, sua conquista pareceu impossível, com os insucessos dos ataques de 29 de novembro e 12 de dezembro de 1944. Assim mesmo, isso não abateu a moral do combatente da FEB e serviu para forjar seus integrantes para as vitórias dos meses seguintes. Ao término da conquista, nesse período, 175 pracinhas pereceram nos combates.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página