Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Últimas Notícias / 10ª RM comemora Dia da Família Militar
Início do conteúdo da página

10ª RM comemora Dia da Família Militar

É tempo de homenagear o Patrono da Família Militar, D. Rosa da Fonseca, que foi a matriarca de uma família de grandes combatentes e heróis nacionais.

  • Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 15h35
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 15h41

A 10ª Região Militar (10ª RM) comemorou, nos dias 21 e 22 de setembro, o Dia da Família Militar. A data é uma referência ao Patrono da Família Militar, D. Rosa Maria Paulina da Fonseca, nascida em 18 de setembro de 1802, que foi a matriarca de uma família de grandes combatentes e heróis nacionais. Foi pela mescla do seu espírito patriótico e amor maternal que, de maneira abnegada, apoiou a ida de seis dos seus dez filhos para a Guerra da Tríplice Aliança, onde três deles morreram em combate.

Em homenagem a essa alagoana da cidade de Deodoro da Fonseca, a 10ª RM realizou um almoço de confraternização da família militar, em 21 de setembro, no pátio externo da Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. No dia 22, ocorreu uma formatura no pátio interno, com leitura do alusivo em homenagem à D. Rosa da Fonseca. Foi também uma oportunidade de realizar o compromisso ao primeiro posto dos 2º Tenentes recém-promovidos.

O Comandante da 10ª RM, General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, destacou o exemplo de D. Rosa da Fonseca para todos os militares. “Nós temos que reverenciar e prezar pelas nossas famílias, porque elas são o esteio de cada um de nós. Vamos reverenciar essa figura ímpar que foi D. Rosa Maria Paulina e vamos também dar o devido valor às nossas famílias que nos dão a retaguarda para que possamos cumprir bem a nossa missão”, disse.

Logo em seguida, todos os oficiais do Comando da 10ª RM, além dos comandantes de organizações militares presentes, assistiram a uma palestra sobre a vida e o legado do Patrono da Família Militar. A atividade foi conduzida pelo antigo Comandante da 10ª RM, General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, que é Assessor Especial de Assuntos Históricos e Culturais.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página