Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PQ R MNT/10: Destaque em Produção em 2019

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h06

Fortaleza (CE) – O Parque Regional de Manutenção/10 (Pq R Mnt/10) tem exercido, ao longo do ano de 2019, um papel decisivo no incremento da disponibilidade de diversos Materiais de Emprego Militar (MEM) das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e Vinculadas (OMV) ao Comando da 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno, garantindo suporte logístico continuado, eficiente e eficaz de manutenção em materiais das classes II (Intendência), V (Armamento), VI (Engenharia), e IX (Viaturas).

Tal protagonismo, materializado em substancial aumento de produtividade, foi resultado de um planejamento estratégico organizacional detalhado, o qual permitiu um rápido retorno das capacidades produtivas da Unidade, a exemplo da fosfatização de Armt, além da reativação de outras essenciais à reparação de materiais importantes à operacionalidade da tropa. Entre elas se destacam a reestruturação dos Pelotões de Manutenção de Equipamentos de Engenharia e de Manutenção de Equipamentos Eletrônicos, os quais após reativados passarão a produzir em benefício das OM, particularmente das classes VI (Engenharia) e VII (Comunicações).

Para obter tais avanços da produção, a Direção do Parque Regional aprimorou sua gestão interna de modo a assegurar “prontidão informacional” e “confiabilidade” das necessidades logísticas dos elementos apoiados, pontos tão cruciais a um eficiente planejamento. Para isso, estabeleceu as visitas técnicas de “levantamentos de necessidades” anteriores aos apoios diretos semestrais, estreitou os laços táticos entre elemento de apoio e apoiado, e ampliou a interação entre as partes envolvidas na busca de soluções inovadoras, mais eficazes e econômicas diante das demandas existentes.

Fruto das mudanças implementadas, os resultados obtidos foram muito positivos, tanto nas atividades de Apoio Direto quanto de Apoio ao Conjunto, este prestado a partir das instalações da OM, as quais permitiram o retorno substancial dos índices de disponibilidade logo no 1º semestre de 2019, particularmente nas classes em que os insumos já estavam disponíveis ou em vias de serem recebidos dos fornecedores, a exemplo da Cl V (Armt). As Unidades de pronto-emprego, componentes do Batalhão General Tibúrcio (BGT) foram as priorizadas, e obtiveram, em curto espaço de tempo, elevados níveis de disponibilidade. Quanto à Classe IX (Viaturas), tão fundamental à mobilidade das tropas, os índices atingidos até o momento também são satisfatórios.

Em relação à Classe II (Intendência), a produção foi também significativa, vindo a promover certo alívio na demanda reprimida em alguns itens da classe, e das 125 (cento e vinte e cinco) Ordens de Serviço abertas, 108 (cento e oito) já foram concluídas, dentre os quais se destacaram: 75 colchões com capas protetoras; 392 suportes de bainha; 18 lonas de Vtr recuperadas; 190 bandoleiras de duas pontas produzidas; 110 camisetas bordadas; 38 canhões de brindes; e serviços diversos (grades, bases para canhões históricos, diversos reparos em aventais para o HGeF, etc).

Cabe destacar o importante papel do Parque no cumprimento das missões delegadas pelo Comando da 10ª RM, como por exemplo, a fabricação de bases e revitalização de 10 (dez) canhões históricos, ora expostos na “Praça dos Canhões” da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, local onde se situa a sede do Comando da 10ª RM. Além desta, a Unidade participou ativamente da recuperação de vários materiais do Museu do 10º GAC e da FEB, bem como da confecção e reparação de vários mobiliários para exposição de itens do acervo histórico do mencionado local.

Neste contexto e a fim de aprimorar os seus serviços, o Parque realizou uma Pesquisa de Opinião, a seguir exposta, junto a seus elementos apoiados, a qual após compilada, por si só, evidencia uma nova “Mentalidade de Manutenção” vivida por todos os “parqueanos” desde o início da atual gestão. Tal período de aumento constante da disponibilidade dos MEM até então observado, passou a ser uma realidade e uma meta a ser atingida por esta importante Organização Militar Logística de Manutenção (OM Log Mnt) da 10ª RM.

Por fim, pode-se inferir que o substancial incremento da atividade produtiva realizada até então marcou o início de um novo ciclo de protagonismo e de atuação daquela importante OM em benefício da manutenção dos MEM, tudo visando “prever, prover e manter”, constantemente, o desejado poder de combate das tropas do Comando da 10ª Região Militar, mesmo diante dos inúmeros desafios existentes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página