Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

182 anos de nascimento do Brigadeiro Tibúrcio

  • Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h09

Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar, Região Martim Soares Moreno, realizou, entre os dias 7 e 12 de agosto, uma série de atividades em comemoração ao nascimento do Brigadeiro Tibúrcio, cearense da cidade de Viçosa que teve uma participação destacada na Guerra do Paraguai, conflito envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A homenagem começou na manhã do dia 7, na cidade natal do Brigadeiro, interior do Ceará, onde uma solenidade foi realizada na Praça General Tibúrcio, no monumento desse personagem da história brasileira. O envento contou com a presença do Comandante da 10ª RM, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, do Prefeito municipal José Firmino de Arruda, o Major Paulo Fernando Marques Dias Gomes Carneiro, tataraneto de Tibúrcio, autoridades da cidade, representantes de escolas públicas e moradores. O evento destacou os atos de bravura de Tibúrcio e o seu exemplo para as futuras gerações. Na ocasião, ocorreu a premiação do Concurso Tibúrcio e seu legado, que contou com 520 alunos e foi vencido pelo aluno Elias David Oliveira Sousa, sendo lido pela aluna Ana Luiza, da E. E. F. Monsenhor José Carneiro da Cunha.

No dia 8, em Fortaleza, a homenagem foi na Praça General Tibúrcio, também conhecida como Praça dos Leões, Centro de Fortaleza. No local, já existe um monumento do ex-combatente cearense. Na sequência, ocorreu uma formatura no Aquartelamento General Tibúrcio (AGT).

Dia 10, ocorreu a entrega de Medalhas alusivas ao Brigadeiro Tibúrcio, no Memorial Clóvis Beliláqua – Viçosa, tendo como responsável o Instituto Viçosense (ILV).

Encerrando as atividades da Semana de Comemorações do Aniversário do Brigadeiro Tibúrcio, ocorreu no dia 12 agosto, no auditório da 10ª RM, a palestra sobre a Vida e Feitos do Brigadeiro Tibúrcio, proferida pelo General Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, antigo Comandante da 10ªRM.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página