Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar realiza a Op Suçuarana VI

Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2018, a 10ª Região Militar (10ª RM) realizou o exercício simulado em operações de amplo espectro denominado Operação Suçuarana VI na Cidade de Parnaíba/PI.

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 14h44

O exercício contou com diversas atividades operacionais, com a a aplicação dos Problemas Militares Simulados (PMS). A tropa do Batalhão General Tibúrcio (BGT) passou a ser adestrada no terreno com exercícios nos Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) nas vias do entorno de Parnaíba, patrulhas, Posto de Segurança Estático (PSE), este montado no Aeroporto de Parnaíba, e culminando com a Ação no Objetivo com uma Operação Ribeirinha, utilizando voadeiras e bote de apoio do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, de Natal/RN, além de botes da Capitania dos Portos do Piauí no Lago do Portinho, também em Parnaíba.

Foi realizada também uma Ação Cívico Social (ACISO), em parceria do Exército Brasileiro, representado pela 10ª RM, com a Prefeitura Municipal de Parnaíba/PI, cujo objetivo foi o atendimento à população carente, desenvolvida no Centro de Apoio Integral à Criança (CAIC), Escola Municipal Professora Albertina Furtado Castelo Branco, que contou com 673 atendimentos médicos, vacinação, expedição de documentos, recreação para as crianças, palestra e consultas de assistência social e informações sobre ingresso na carreira militar, e também os 363 atendimentos odontológicos, que foram realizados no SESC Beira-Rio.

O Comandante da 10ª RM, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos visitou o Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, no seu Gabinete e o Capitão de Fragata Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima, Capitão dos Portos do Piauí.

 

 

Foi realizado um almoço de confraternização com as autoridades e personalidades locais na área de rancho do Tiro de Guerra (TG) 10-012, Parnaíba, no qual o Gen Cunha Mattos agradeceu o apoio prestado à Operação Suçuarana VI e entregou os Diplomas de Agradecimento às autoridades e personalidades da Cidade de Parnaíba.

O encerramento da Operação culminou com uma formatura realizada na Praça Santo Antônio, Centro Cívico Prefeito Lauro Correia, Parnaíba/ PI, quando ocorreu a Passagem de Comando do BGT, com a presença das autoridades locais. Houve o desfile da tropa do BGT e o desfile motorizado com as viaturas que integram o Batalhão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página