Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Desfile cívico-militar de 7 de setembro em Fortaleza

Desfilaram na Avenida Beira-Mar cerca de 4.300 militares e 4.200 civis, além de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira.

  • Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 13h00

Para comemorar a independência do Brasil, o Estado do Ceará realizou um desfile cívico-militar, em 7 de setembro. O evento ocorreu na Avenida Beira-Mar, cartão-postal da cidade de Fortaleza. Foi um momento que marcou a data da primeira organização do país como nação.

Desfilou um efetivo de cerca de 4.300 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, bem como da Polícia Militar do Estado do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos de segurança. Só do Exército, foram 1.600 militares da 10ª Região Militar.

No desfile cívico, que abriu a cerimônia, foram aproximadamente 4.200 mil alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, e, ainda, integrantes de associações e projetos. Aí estavam inclusos grupos de escoteiros, entidades religiosas e associações civis das mais diversas finalidades.

Um dos destaques do desfile foi a participação dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, os chamados “pracinhas”, militares brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial. E, ainda, um grupamento do segmento feminino, no contexto da recente entrada das mulheres na linha bélica do Exército Brasileiro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página