Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

180 anos do Brigadeiro Tibúrcio

As comemorações do aniversário de nascimento do ex-combatente cearense da Guerra do Paraguai começaram com uma palestra sobre sua vida, a inauguração de um espaço cultural e solenidades militares. No final, uma homenagem em Viçosa, terra natal desse personagem histórico.

  • Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 20h43

A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, entre os dias 9 e 11 de agosto, uma série de atividades em comemoração aos 180 anos de nascimento do Brigadeiro Tibúrcio, cearense da cidade de Viçosa que teve uma participação destacada na Guerra do Paraguai, conflito envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A homenagem começou na manhã do dia 9, com uma palestra sobre os feitos do Brigadeiro Sampaio, no auditório do Comando da 10ª RM. Logo em seguida, a Região Martim Soares Moreno inaugurou o Espaço Brigadeiro Tibúrcio, com uma exposição sobre a sua vida. À tarde, ocorreu uma formatura no Aquartelamento General Tibúrcio (AGT).

As homenagens também saíram dos quartéis e foram às ruas. No dia 10, a homenagem foi na Praça General Tibúrcio, também conhecida como Praça dos Leões, Centro de Fortaleza. No local, já existe um monumento do ex-combatente cearense.

No dia 11 de agosto, a programação seguiu para Viçosa, interior do Ceará, onde uma solenidade foi realizada na Praça General Tibúrcio, no monumento desse personagem da história brasileira. Com a participação do Prefeito e autoridades da cidade, representantes de escolas públicas e moradores, o evento destacou os atos de bravura de Tibúrcio e o seu exemplo para as futuras gerações.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página