Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

A 10ª Região Militar nas eleições de 2016

  • Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 13h56

A 10ª Região Militar (10ª RM) participou das eleições municipais deste ano, executando, após solicitação da Justiça Eleitoral, uma operação de Garantia da Votação e Apuração em 142 municípios do Piauí.

O objetivo da ação foi proteger os locais de votação e apuração, garantindo o livre acesso às zonas eleitorais na área de atuação.

Para cumprir essa missão, a 10ª RM empregou 2.051 homens e 335 viaturas operacionais e administrativas, efetivos e meios de todas as suas organizações militares.

A partir de um Centro de Operações instalado em Fortaleza, funcionando de forma integrada com uma unidade avançada desse Centro em Teresina, foi possível monitorar a ação da tropa na rua em tempo real. Isso facilitou a tomada de decisão e garantiu um ambiente de normalidade no dia da votação e na apuração dos votos.

Duas semanas antes, a 10ª RM já havia realizado uma série de instruções para os oficiais e praças empregados na operação, com a finalidade de capacitar ainda mais os recursos humanos das unidades militares.

O conteúdo das palestras versou sobre diversos temas, como inteligência, conduta com a imprensa, os aspectos jurídicos da operação e o Sistema Pacificador, plataforma que permite o monitoramento em tempo real da tropa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página