Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar oficializa novo Patrono da Família Militar

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h58

A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, entre os dias 20 e 23 de setembro, diversas atividades relativas à oficialização da Dona Rosa da Fonseca como Patrono da Família Militar. O ponto alto das celebrações foi a inauguração do retrato desta personalidade, que agora figura no rol dos patronos da Força Terrestre, ao lado de nomes como o Duque de Caxias, Sampaio e Osório, entre outros heróis nacionais.

No dia 20, o General Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Assessor de Assuntos Históricos e Culturais e Antigo Comandante da 10ª RM, proferiu uma palestra sobre a vida e o legado da Dona Rosa da Fonseca. O dia 21 foi marcado por celebrações religiosas, como forma de ressaltar o espírito de família e a sua importância na vida de cada um dos integrantes da Força.

O encerramento das homenagens se deu com um almoço de confraternização, no dia 23, oportunidade na qual o General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante da 10ª RM, inaugurou o retrato da Dona Rosa da Fonseca. A atividade envolveu os integrantes da Região Martim Soares Moreno.

A Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca teve dez filhos, oito deles homens. Desses, sete formaram uma das mais importantes linhagens de militares do Exército Brasileiro. Destacam-se o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil; o General Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército; e o Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, herói da Guerra do Paraguai. Outros três acabaram perdendo a vida ao longo daquele conflito(Saiba mais sobre o Patrono da Família Militar).

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página