Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Em palestra, especialistas tratam da prevenção do suicídio

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 13h38

No mês de setembro, quando há uma mobilização mundial para a prevenção do suicídio, conhecida como Setembro Amarelo, a 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, no dia 22, uma palestra sobre o tema para os oficiais do Comando. A iniciativa faz parte do Programa de Valorização da Vida, do Exército Brasileiro, que no âmbito da 10ª RM é coordenado pela Seção de Assistência Social (SAS).

A abordagem sobre o assunto foi dividido em duas áreas do conhecimento: a psiquiatria e a psicologia. A Tenente Emília Santiago Gerhard, que é médica psiquiatra no Hospital Geral de Fortaleza (HGeF), retratou os aspectos neurais de um indivíduo propenso a esse tipo de comportamento. Ela detalhou também as principais intervenções médicas, na forma de tratamentos e medicações, e os avanços dos estudos científicos mais recentes.

A Tenente Suelen Falcão Bastos Costa, psicóloga da SAS, abordou a questão a partir dos fatores do cotidiano que levam ao adoecimento psíquico das pessoas. Elementos como ruídos, iluminação, ventilação e demais aspectos relativos ao ambiente de trabalho podem influenciar decisivamente nas emoções. A psicóloga destacou ainda que o relacionamento entre os companheiros de trabalho precisa ser repensado, para que funcione de forma mais saudável e estimule superiores, pares e subordinados a estar no trabalho com mais satisfação.

No mundo, esse movimento é coordenado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio, que estimula a divulgação da causa. O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é comemorado no dia 10 de setembro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página