Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar realiza prova da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

  • Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 16h46

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2016, em 43 locais distribuídos em todo território nacional, ocorreram as provas do Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Neste ano, os inscritos passaram de 29.700, um acréscimo de 60% em relação ao concurso de 2015. Aqui no Ceará, foram 910 foram inscritos, dos quais 201 foram mulheres. As provas foram realizadas no Colégio Militar de Fortaleza.

Neste ano, o Concurso trouxe uma novidade: o ingresso do sexo feminino.  Nos 76 anos de história da EsPCEx, essa é a primeira vez que a Escola vai receber um efetivo feminino. Foram 7.707 inscrições para 40 vagas de alunas, uma relação de 193 candidatas/vaga.

Após a conclusão da EsPCEx, o aluno tem acesso garantido na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Rio de Janeiro, onde cursa por mais quatro anos, completando assim a formação superior militar e tornando-se Aspirante a Oficial.

Além das 40 vagas para o sexo feminino, são oferecidas 400 vagas para candidatos do sexo masculino. O candidato, no ato da matrícula, deve possuir o ensino médio completo, estar em dia com o Serviço Militar e com a Justiça Eleitoral e, no ano da matrícula, ter entre 17 e 22 anos.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página