Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar desenvolve nova chave da viatura Marruá e gera 90% de economia

  • Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2016, 18h03

O Parque Regional de Manutenção da 10ª Região Militar  desenvolveu um projeto de substituição da chave da viatura ¾ Ton Marruá, o que gerou uma economia de 90% nos custos normais pois a chave NATO (OTAN) original possui um alto custo para ser substituída.

A equipe técnica da Organização Militar criou uma chave de acionamento adaptada a partir de uma chave de luz convencional de um veículo popular e um relé auxiliar para a conversão da função militar/civil.

A nova chave de comando, além do baixo custo do material, tem a vantagem da baixa complexidade que envolve a sua confecção, permitindo que seja feita nas próprias instalações da oficina; a tecnologia executa todas as funcionalidades da chave original, tem manuseio fácil e, em caso de defeito, pode ser rapidamente substituída.

O projeto, que  foi aprovado pela Diretoria de Material (D Mat), dará origem a um   manual de confecção e instalação da nova chave de comando, permitindo às OM de manutenção realizarem a substituição das chaves modelo NATO (OTAN) defeituosas com sensível economia para a Força.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página