Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > 10ª Região Militar
Início do conteúdo da página
10ª Região Militar

Apresentação

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2015, 19h19 | Acessos: 31871

Apresentação

apresentação

O Exército Brasileiro divide o território nacional em 8 (oito) Comandos Militares de Área e 12 (doze) Regiões Militares. A Região Militar é um Grande Comando Administrativo, encarregado da Defesa Territorial e do Apoio Logístico às Organizações Militares da Força Terrestre.

Três Grandes Comandos subordinam-se ao Comando Militar do Nordeste (CMNE): a 6ª Região Militar que abrange os Estados da Bahia e Sergipe; 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército que abrange os Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; e a 10ª Região Militar que abrange os Estados do Ceará e Piauí, com sedes, respectivamente, nas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza.

Subordinada ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), a 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza (CE), possui 15 Organizações Militares Diretamente Subordinadas ou Vinculadas.

A 10ª RM, com seu Comando em Fortaleza, foi organizada em 1942 e sua área de atuação compreende os Estados do Ceará e do Piauí. Em 1993, em homenagem ao primeiro capitão-mor do Ceará, a 10ª RM recebeu a denominação histórica de Região Martim Soares Moreno. No interior do aquartelamento do Comando da 10ª RM encontram-se o Pantheon e o Museu do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Infantaria brasileira, e o local que serviu de prisão para Bárbara de Alencar, heroína da Revolução Republicana de 1817.

registrado em:
Fim do conteúdo da página